
ISABELLE ROSKAM

Isabelle Roskam é mãe de 5 filhos, doutora em Ciências Psicológicas e professora de Psicologia do Desenvolvimento na Universidade de Louvain, na Bélgica. Antes de se dedicar ao estudo do burnout parental, Isabelle dirigiu o programa de pesquisa “H2M Children”, sobre o desenvolvimento e o cuidado das chamadas crianças “difíceis”. Paralelamente, trabalhou por 10 anos como médica nas Clínicas Universitárias Saint Luc, em Bruxelas, na unidade de neuropediatria.
MOÏRA MIKOLAJCZAK

Moïra Mikolajczak é mãe da pequena Louise, doutora em Ciências Psicológicas e professora de Psicologia Médica e da Saúde na Universidade de Louvain, na Bélgica (UCLouvain). Antes de se dedicar ao estudo do burnout parental, Moïra dirigiu um amplo programa de pesquisa e treinamento sobre competências emocionais e gestão do estresse. Ela também contribuiu para a criação da Moodwork, uma plataforma de prevenção do burnout.
Em 2015, Isabelle e Moïra uniram suas expertises e iniciaram um amplo programa de pesquisa para esclarecer a natureza, as causas, as consequências e o tratamento do burnout parental. Elas fundaram o IIPB, um consórcio internacional de pesquisa sobre burnout parental que atualmente reúne 50 países. Com a colaboração de sua equipe, do consórcio e de muitos pesquisadores (e pais!) ao redor do mundo, eles contribuíram para o desenvolvimento deste campo de pesquisa e publicaram os resultados de seu trabalho em inúmeros artigos científicos e quatro livros, um para pais (Le Burnout parental: l’éviter et s’en sortir; Odile Jacob) e os outros para profissionais (veja aqui). Eles também codirigem o Instituto de Treinamento em Psicologia e Saúde e o Laboratório de Pesquisa em Burnout Parental, centros de referência em burnout parental.